

Prefeitura de São José dos Campos anuncia avanço à fase laranja do Plano São Paulo
Medida foi anunciada horas antes de reclassificação do plano de flexibilização do governo estadual. Cidade estava na fase vermelha desde o dia 18 de janeiro.
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou que vai avançar para a fase laranja do Plano São Paulo a partir desta sexta-feira (5). Com a mudança, o comércio de rua, shoppings e restaurantes podem voltar a funcionar a partir das 14h.
O anúncio aconteceu horas antes da reclassificação do governo estadual e foi feito em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais. A região do Vale do Paraíba estava na fase vermelha do plano de flexibilização, mas foi reclassificada para a laranja no início da tarde pelo Estado.
De acordo com a prefeitura, os indicadores de saúde da cidade e da região permitem o avanço à fase laranja. Em São José dos Campos, a taxa de ocupação de leito de UTI é de 66,1%. Quando foi à fase vermelha por conta própria há 18 dias era 83%.
Na fase laranja podem funcionar serviços não essenciais, como academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias e escritórios por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade. Parques também estão liberados nesta fase.
O consumo local em bares ainda é proibido na fase laranja. A administração também não vai permitir música ao vivo e atuação de Djs até 28 de fevereiro.
Quarentena
A cidade está em fase vermelha desde o dia 18 de janeiro, quando Ramuth tomou a decisão de regressão antes mesmo das medidas estaduais. À época, alegou o avanço da doença e o número crescente de internações para restringir as atividades comerciais.
Desde então, a cidade segue em fase vermelha. Comerciantes protestaram contra a medida. Nesta sexta-feira (5) um grupo interditou o trânsito na Ponte Estaiada no início da manhã pedindo o avanço à fase laranja.
Atualmente, São José dos Campos tem 41,2 mil casos confirmados, 741 óbitos e 66,7% de ocupação em leitos de UTI. Apesar do número, os dados da cidade são somados aos índices de todas as cidades do Vale do Paraíba – a reclassificação é feita por região. Nesta sexta-feira (5) o índice ainda era superior aos incluídos nos critérios da fase laranja.
Fase vermelha
O que fica fechado
- Comércio de rua e shoppings
- Bares e restaurantes
- Salões de beleza, cabeleireiros e similares
- Academias e centros esportivos
Fase Laranja
(fase sofreu alterações no dia 5 de janeiro e passou a ser mais permissiva)
- Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
- Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.
- Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.
- Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.
- Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.