A nova captação de água de Governador Valadaresfoi inaugurada nesta quinta-feira (2). A solenidade aconteceu à margem do Rio Corrente Grande, região de Periquito, de onde a água vai ser extraída.
As bombas de captação instaladas no manancial são capazes de captar 900 litros de água por segundo, segundo a equipe de engenheiros, o volume é suficiente para abastecer toda a cidade.
São 38 quilômetros de tubulação que vão transportar a água do rio para Valadares. As obras começaram em 2018, seriam concluídas em 2021. Atrasaram, e foram concluídas nesta quinta.

Nova captação de água é entregue em Valadares
A obra é uma medida de compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Mariana em 2015. Foram R$ 367 milhões investidos pela Fundação Renova na construção da adutora.
Participaram da solenidade autoridades, o prefeito de Governador Valadares André Melo (sem partido), funcionários da prefeitura e do Sistema Autônomo de Água e Esgoto.
A adutora tem capacidade de 200 milhões de litros de água que já podem ser tratados pelo SAAE. Nos próximos 90 dias, a operação e toda a estrutura será feita de forma assistida.
Vídeos do Leste e Nordeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.