Carregando...

6 alimentos que melhoram a sensação de bem-estar

Alimentos bem estar triptofano
Alimentos bem estar triptofano
Foto: Shutterstock / Sport Life

Os alimentos, quando bem selecionados, podem ser uma ótima fonte de bem-estar físico emocional. A pandemia provocada pelo coronavírus impactou a forma de viver de todo o planeta. Muitas pessoas se tornaram mais sedentárias e começaram a descontar problemas na alimentação. Não que isso já não fosse um problema mundial, mas é fato que a Covid-19 potencializou ainda mais o estilo de vida desregrado.

  • Mamão: 9 benefícios dessa fruta cheia de nutrientes
  • Musculação emagrece? Entenda como a prática pode combater a obesidade
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

O medo de se contaminar ou de perder entes queridos, associado ao confinamento, também podem gerar alguns transtornos mentais. Que, geralmente, se manifestam na forma de ansiedade e depressão. Porém, o que talvez algumas pessoas não saibam, é que a alimentação pode ser uma fonte natural para evitar esses problemas.

De acordo com Adriana Stavro, nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, o triptofano - substância facilmente encontrada em alguns alimentos - pode auxiliar na sensação de bem-estar.

"A síntese de serotonina dependente das concentrações de triptofano no cérebro. Como a serotonina está envolvida na regulação do humor e da ansiedade, baixos níveis de serotonina podem contribuir para o aumento da ansiedade e a depressão. Como a disponibilidade de serotonina depende da ingestão de triptofano, as fontes alimentares desse aminoácido são vistas como essenciais para uma boa saúde mental e bem-estar", conta a especialista.

Para auxiliar as pessoas que buscam uma melhora mental na alimentação, Stavro elencou também as principais fontes de triptofano. Confira:

1. Banana - Fruta rica em fibras, potássio e vitaminas. Além de ter um custo relativamente barato, a banana também pode ser encontrada em quase todos os mercados do Brasi.

2. Peixes - De acordo com a nutricionista, salmão, truta, sardinha, atum e arenque, além de terem boas quantidades de triptofano, também aportam gorduras essenciais, como o ômega-3, que o corpo não consegue produzir

3. Laticínios - Leites, queijos e iogurtes são alimentos ricos triptofano, cálcio e magnésio. Além disso, os iogurtes, em especial, aqueles que contêm probióticos, ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal. Segundo Stavro, o intestino é responsável pela produção de cerca de 90% a 95% da serotonina do corpo. Portanto, mantê-lo em equilíbrio é importante para a saúde emocional.

4. Grão de bico - Além de triptofano, a leguminosa também tem alta concentração de vitaminas B6 e B9, que, segundo a nutricionista, atuam na produção de neurotransmissores relacionados ao bem-estar.

5. Chocolate 70% - O típico chocolate ao leite, nesse caso, não vale. Mas o amargo, com pelo menos 70% de cacau, é rico em triptofano. De acordo com Stavro, quanto mais cacau na composição, melhor para a saúde mental.

6. Mel - O mel também é fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem-estar. Segundo a especialista, o alimento produzido pelas abelhas ainda é fonte de frutooligossacarídeos, que ajudam a promover o equilíbrio das bactérias no trato gastrointestinal. O mel também colabora com uma melhor regulação neuroendócrina, favorecendo a sensação de prazer e a disposição.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*