Carregando...

Ganhe massa muscular: treinador revela os 5 segredos da hipertrofia

Ganhe massa muscular
Ganhe massa muscular
Foto: Shutterstock / Sport Life

Ganhe massa muscular e fique pronto para o verão. Essa é a promessa que - quase - todo praticante de atividades físicas, principalmente os adeptos da musculação, gostariam de ouvir nesse momento. A chegada do mês de novembro aciona uma espécie de alerta para as pessoas que querem entrar em forma para aproveitar a época mais quente do ano.

  • 'Como um suplemento alimentar me colocou na fila do transplante de fígado'
  • 3 dicas de alimentação para ganhar massa muscular
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Antes de mais nada, vale lembrar que, geralmente, dois meses é muito pouco tempo para conquistar um físico atlético. No entanto, ter uma evolução, perder umas gordurinhas e ganhar massa muscular é totalmente possível. Tudo depende do estágio em que você se encontra e até onde pretende chegar.

Existem inúmeras estratégias para facilitar a trajetória das pessoas que querem ganhar massa muscular, secar a barriga e chegar no verão com o melhor condicionamento possível. O treinador Leandro Twin, por exemplo, revelou alguns segredos que ele e seus colegas de educação física costumam aplicar em seus próprios treinos. Confira:

Siga as orientações e ganhe massa muscular de forma mais rápida e segura

1 - Treine sempre até a falha

Se o seu professor da academia te orientou a fazer 10 movimentos de um determinado exercício, escolha um peso que não te permita realizar mais repetições do que o sugerido. A ideia é exigir o máximo da musculatura, dentro daquilo que foi pedido. Se for possível fazer mais, aumente a carga. "Quem busca resultados tem que ter um treino desafiador. E, quando falamos de um treinamento de hipertrofia, treinar até a falha é muito importante", conta o treinador.

2 - Respeite seus limites

"Porém, nós levamos até a falha de cada dia. Isso significa que nós não temos o mesmo nível de energia todos os dias. Então, no dia em que estamos mais cansados ou desanimados nós vamos treinar mesmo assim. Nós diminuímos a quantidade de peso que colocamos no exercício, mas nunca deixando de levar até a falha", completa.

3 - Se sentiu algum incômodo é melhor evitar

"Sempre evitamos os exercícios que causam algum tipo de incômodo, mesmo que seja leve. Se está incomodando, tem algo errado. Forçar esses exercícios pode fazer com que esse pequeno incômodo vire um grande incômodo e, posteriormente, uma grande lesão. O que é péssimo! Vale lembrar que temos que diferenciar as dores de lesão das dores normais de trabalho", lembra Twin.

4 - Adeque seu treino à sua rotina

Uma ótima maneira de evitar desculpas para não ir à academia, é encaixar seus dias de treino de acordo com a sua própria disponibilidade de tempo. "Quando vamos estruturar nosso treinamento, nós escolhemos os dias que temos livres em cada semana. Se em uma semana temos três ou quatro dias livres e, na outra semana, cinco ou seis, montamos um treino de acordo com isso", conta.

5 - Nem mesmo um treinador dispensa orientação e acompanhamento

"Um treinador que quer competir em algo, busca outro treinador. Ele valoriza muito uma segunda pessoa no projeto. É incrível como, às vezes, vemos treinadores de grande nome contratando outros treinadores, dizendo que não conseguem sem. E, por outro lado, vemos alguns iniciantes dizendo que é uma grande besteira ter um treinador", analisa Twin, ressaltando a importância de procurar orientação de um profissional capacitado.

Para o especialista, apesar dessas dicas serem simples, quando aplicadas de maneira correta, podem acelerar os resultados na academia. "Eu tenho muitos colegas de profissão. E é engraçado quando, em uma confraternização, nós caímos nesse assunto. Sempre comentamos as mesmas coisas que fazemos. Tudo que foi falado aqui você pode aplicar no seu dia a dia. Todos esses itens fazem parte das orientações para, basicamente, todos os meus alunos", finaliza Twin.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*