Carregando...

5 filmes que ajudam as crianças a entender as mudanças da vida

Entender que a vida muda - que a gente cresce, que os amigos saem da escola, que as pessoas morrem... - não é tão natural quanto pode parecer. E se é difícil para nós, adultos, lidar com algumas mudanças, para os pequenos é ainda pior. Claro, esse aprendizado faz parte da vida e é essencial para o desenvolvimento infantil, mas há formas  lúdicas de ajudar as crianças a passar por esses processos. Uma delas é com a ficção, e o que não falta é filme divertido e emocionante para ver em família.

5 filmes que ajudam as crianças a entender as mudanças da vida
Foto: Disney/Divulgação / Bebe.com

Confira, a seguir, 5 sugestões que separamos para você reunir todo mundo na sala de casa e apertar o play!

  • 10 nomes árabes que inspiram atributos graciosos para o bebê
  • 5 formas de melhorar a imunidade da criança
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

1. Red: Crescer é Uma Fera

-
-
Foto: Disney/Divulgação / Bebe.com

O filme que estreou neste ano no Disney+ e arrebatou espectadores infantis e adultos logo de cara trata de uma fase difícil do amadurecimento: a adolescência. Em Red, Meilin é uma garota de 13 anos que se vê obrigada a lidar com todas as inseguranças que esse período da vida traz, ligadas às mudanças física e comportamentais que começam a se intensificar. Como metáfora de todas essas angústias, a menina vira um panda vermelho gigante sempre que não dá conta de controlar as emoções, que ficam à flor da pele.

2. Toy Story 4

-
-
Foto: Disney/Divulgação / Bebe.com

O filme de 2019, sequência da franquia que começou lá em 1995, com a primeira animação da Pixar, retrata o período de adaptação de Bonnie no jardim de infância. A garotinha, que agora é dona de Woody e sua turma de brinquedos, fica com medo do que vai encontrar pela frente, afinal, aquilo tudo é uma grande novidade para ela. O sentimento de não pertencimento aparece também com o personagem do Garfinho, brinquedo feito de lixo que tem dificuldade para compreender sua identidade. Ele também se sente deslocado, sem saber bem qual é o seu novo lugar no mundo - sentimento que todos nós já tivemos algumas vezes. Além disso, Woody não é mais o brinquedo preferido e, tendo que lidar com essa questão, ele ainda vai ajudar o Garfinho a fazer Bonnie feliz.

3. Turma da Mônica - Lições

-
-
Foto: Serendipity Inc/Divulgação / Bebe.com

No filme de 2021, sequência de Laços (2019), o tema central é a separação dos amigos do Bairro do Limoeiro e o amadurecimento que vem a partir da ruptura. Depois de um plano de fugir da escola dar errado, os pais de Mônica resolvem transferi-la de colégio, desmantelando o grupinho formado por ela, Magali, Cebolinha e Cascão. Essa mudança faz com que eles precisem encontrar novos interesses e lidar com as inseguranças que a novidade traz, já que estavam todos, até então, acostumados a viver apenas como um grupo. Agora, devem descobrir suas individualidades e vontades próprias. O filme está disponível no Prime Video.

4. Viva - A Vida é Uma Festa

-
-
Foto: IMDb/Reprodução / Bebe.com

A animação da Pixar de 2017 que abusa de cores e sons retrata a celebração mexicana do Dia dos Mortos, data em que os antepassados são homenageados com festa, comidas e música. No filme, Miguel, um garotinho que não conheceu o avô, um músico de sucesso, tem o sonho de tocar e cantar, mas é proibido pela família, que julga muito mal a carreira musical. Em sua jornada pelo Mundo dos Mortos, Miguel vai atrás de seu sonho e acaba descobrindo muito mais a respeito de sua família do que ele poderia imaginar. Uma história emocionante que fala sobre perdão, legado e sonhos. Assista no Disney+.

5. Divertida Mente

-
-
Foto: @pixar/Instagram / Bebe.com

De 2015, esse filme se tornou um clássico entre as animações infantis. Divertida Mente conta a história de Riley, uma garotinha de 11 anos que se muda de cidade com os pais e precisa lidar com as novidades. A pequena, cujo cérebro era controlado pela Alegria, acaba passando por uma mistura de sentimentos e outras emoções - personificadas e atuantes em uma sala de controle do cérebro - que acabam fazendo uma confusão em sua mente. Mais uma vez, as mudanças externas e internas são brilhantemente representadas por um roteiro divertido e emocionante. A animação também está disponível no Disney+.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*