Carregando...

5 passos para começar a meditar

Cuidar da mente é tão importante quanto manter a saúde física em dia. Alcançar esse bem-estar não é difícil quanto parece e a meditação pode ser uma alternativa para quem busca ter mais qualidade de vida, controlar a ansiedade e aliviar a tensão de uma rotina agitada. -- o que vem se tornando prioridade para os brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Iposos, em 2021, 75% da população está preocupada com a saúde mental.

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels / Boa Forma

Muitas pessoas, apesar disso, possuem dificuldades em começar a meditar. Sejamos sinceros, na teoria, se manter por um tempo em silêncio pode parecer algo fácil, mas a realidade é diferente. "Claro que quando vamos inserir um hábito em nossa rotina, existem muitos medos e receios. Mas, com calma e prática podemos ir digerindo e facilitando a prática de meditação" conta Juliana Minguetti.

  • O que são as bolinhas brancas que aparecem na pele? Conheça o milium
  • 6 variações da prancha para ter um corpo tonificado
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

  • Redução do estresse: a meditação ajuda a reduzir o estresse por aumentar a circulação sanguínea por meio da respiração e da quietude mental;
  • Aumento do foco e da concentração: a meditação ajuda a concentrar os pensamentos em pontos focais fazendo com que os demais pensamentos fiquem em segundo plano;
  • Melhora da memória: a meditação ajuda nos exercícios de memória fazendo com que a mente libere espaço para guardar somente o que é necessário;
  • Aumento da criatividade: as mentes que não ocupam espaço com aquilo que é supérfluo têm maior poder de criação em diversos aspectos. A meditação ajuda nos processos de inventividade.

DICAS PARA COMEÇAR A MEDITAR

CONFORTO

Essa é a palavra-chave para você começar! Esteja em um ambiente que você goste, que te traga segurança, amor e conforto. Utilize roupas que você se sinta à vontade. Além disso, desligue qualquer aparelho eletrônico.

HÁBITOS

Você sabia que planejar uma rotina e estar a par e controle do seu dia fará com que você consiga tranquilizar seus pensamentos e alinhar suas energias? Pois é! Com a meditação é a mesma coisa. Crie um hábito de meditar todos os dias, preferencialmente no mesmo horário. Você irá condicionar o seu cérebro a entender que em determinada hora você vai adentrar a um estado meditativo.

POSIÇÃO E TEMPO

Para a posição, não se apegue a fazer algo que te deixe desconfortável. Procure estar de uma maneira que te coloque em total relaxamento. Pode ser deitado, sentado, com as pernas cruzadas ou não.

Em relação ao tempo, não se cobre! Comece com sessões de 3 minutos, depois passe para 5, 6, 7 até chegar a uma meditação de 30 minutos ou mais.

RESPIRAÇÃO

Outro ponto muito importante e o principal é a respiração. Posicione suas mãos sobre sua barriga e sinta o ar entrando e saindo. Você ainda pode se concentrar em uma contagem:

Conte até 6 para inspirar. Segure contando até 4 e solte o ar contando até 6. 

A respiração é a nossa maior aliada quando surge qualquer tipo de dispersão. É com a respiração que você vai direcionar sua concentração para que não surja qualquer situação que te atrapalhe.  

ESTEJA PRESENTE, SEMPRE

Tenha consciência do seu corpo. Saiba identificar todas as sensações presentes, desde ter percepções sobre seus pés, pernas, ombros, cabeça, olhos, mãos… Se conecte com os sentimentos presentes e emanados do seu corpo.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*