Carregando...

Conheça 5 Estilos de Cortina de Tecido Para Quarto +Dicas de Decoração

As cortinas, além de proteger o interior de nossos quartos do sol e garantir uma regulação da iluminação no ambiente, também são um excelente item decorativo. Continue a leitura para saber os estilos de cortina de tecido para seu quarto e acertar na escolha!

Quando pensamos em uma cortina de tecido para quarto é fundamental que ela exerça a função de proteção, decoração e regulação da luz interna do ambiente. Existem diversos estilos de cortina de tecido, cada um com uma característica relacionada a esses fatores.

  • 20 ideias de jardins DIY com garrafas de plástico
  • Como cuidar de orquídea em apartamento?
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!
1. As cortinas são perfeitas para dar um ar mais estiloso e elegante para o quarto. Fonte: Living4media
1. As cortinas são perfeitas para dar um ar mais estiloso e elegante para o quarto. Fonte: Living4media
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Jogo de Organizadores para Roupa de Cama Maxi - Bege - 04 Peças
  • Colmeia Organizadora para Rasteirinha Fox - Branca - L 24 cm x A 10 cm x P 30 cm
  • Jogo de Caixas Organizadoras para Roupa de Cama Stripes Trio Big - L 58 cm x A 23 cm x P 44 cm
  • Organizador de Gaveta Elrond - Transparente - L 7,5 x A 5,2 x P 2 cm

Por isso, na hora de escolher a cortina de tecido para quarto ideal, é importante que você saiba as características e estilos de cada modelo. Para você ficar informada sobre o assunto, nós preparamos esse conteúdo especial! Continue a leitura para saber mais. 

Como escolher o estilo de cortina de tecido ideal para o quarto?

Antes de pensar no tipo de tecido para a cortina que você irá utilizar no quarto, é necessário avaliar qual o tipo do cômodo que você vai inseri-la. Por exemplo, é para um quarto infantil? Ou seria para um quarto de casal?

2. Escolher a cortina de tecido para quarto ideal, fará com que seu quarto tenha mais personalidade. Fonte: Unsplash
2. Escolher a cortina de tecido para quarto ideal, fará com que seu quarto tenha mais personalidade. Fonte: Unsplash
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Colmeia Organizadora para Sutiã Fox - Branca - L 24 cm x A 10 cm x P 30 cm
  • Jogo de Organizadores de Gaveta Julia Branco - 03 Peças - 03 Peças
  • Caixa Organizadora Thráin - Transparente - L 12,5 x A 11 x P 5 cm
  • Organizador de Maquiagem Nicacio - Transparente - L 23 x A 35 x P 23 cm

Isso vai fazer muita diferença no tipo da cortina, nas cores, estampas, etc. Além disso, você pode ponderar se a cortina de tecido é para o quarto feminino, ou masculino, das crianças em sua casa.

A partir disso, você pode começar a pensar na funcionalidade dessa cortina. É para deixar meia-luz no ambiente ou para deixá-lo totalmente escuro? É um quarto com janela menor ou grande demais? Dessa forma, você terá mais um fator para escolher o tipo de cortina de tecido para o quarto. 

Sendo assim, resumidamente, você precisa ficar de olho nesses fatores para escolher o tecido ideal da cortina para quarto: 

  • Tipo do ambiente: Quarto de casal, quarto infantil, quarto masculino/feminino.
  • Intensidade da luz: Meia luz ou escuridão total. 
  • Estilo de decoração: Clássico, minimalista, moderno, infantil, etc.
  • Cores e estampas: Irão estar de acordo com o estilo de decoração.
  • Tamanho da janela do quarto: A cortina é para uma janela comum, ou para pegar toda a extensão da parede? 

Agora que você já sabe todos os detalhes que precisa prestar atenção antes de escolher a cortina de tecido para quarto, veja os principais estilos.

Quais os principais estilos de cortina de tecido para quarto?

Existem diversos estilos de cortina de tecido para quarto, e conhecê-los é essencial para determinar os fatores citados anteriormente. Veja a lista:

3. Saber o melhor estilo de cortina de tecido para seu quarto vai facilitar o processo na hora da decoração. Fonte: Unsplash
3. Saber o melhor estilo de cortina de tecido para seu quarto vai facilitar o processo na hora da decoração. Fonte: Unsplash
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Cortina com Alça Vaticano - Bege - L 400 x A 260 cm
  • Cortina com Alça Vaticano - Cinza e Cru - L 540 x A 260 cm
  • Cortina Veneza - Branco - L 260 x A 170 cm
  • Varão Cappa - Níquel - L 9 x C 370 x D 2 x A 8 cm

1- Voil: O Voil é uma mistura de vários tecidos que incluem o poliéster e o linho. Dependendo da cortina você pode encontrar esses dois tecidos mesclados em quantidades distintas entre si. Ele possui um aspecto em que a luz passa parcialmente pelo tecido. 

2- Blecaute: A cortina blecaute para quarto pode ser feita de alguns materiais como o PVC ou poliéster. Sua principal característica é deixar o ambiente totalmente escuro. 

3- Oxford: O tecido Oxford é mais grosso tal qual a cortina de estilo blecaute, entretanto, a luz não é bloqueada com tanta efetividade igual no modelo anterior. Ele é ótimo para decoração e está presente em diversas cores.

4- Linho: A cortina de tecido para o quarto de linho pode trazer mais elegância ao ambiente. Como o nome já diz, o tecido utilizado é o Linho, e sua principal característica é a passagem de luz bem abrangente e o estilo refinado. 

5- Seda: A Cortina de seda é outro modelo que pode deixar seu quarto muito mais elegante e refinado. Seu tecido bloqueia a luz parcialmente e você consegue encontrá-la em diversas cores.

Dicas de decoração para cortinas de tecido no quarto

Depois de todas essas dicas para você escolher a cortina ideal para seu quarto, nós iremos te dar algumas ideias de decoração. Assim, você deixa o cômodo muito mais bonito e inspirador!

4. As estampas podem ser uma otima ideia para decoração do quarto ficar ainda mais com sua cara. Fonte: Living4media
4. As estampas podem ser uma otima ideia para decoração do quarto ficar ainda mais com sua cara. Fonte: Living4media
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Cômoda Bombê Rute - Marrom - L 75 x A 77 x P 48 cm
  • Cômoda Bombê Olímpia - Marrom - L 64 x A 77 x P 41 cm
  • Cômoda de Madeira Bombê Elisabeth - Marrom - L 135 x A 90 x P 55 cm
  • Cômoda Bombê Gorkem - Preto - L 140 x A 83 x P 52 cm

A cortina para quarto de tecido para quarto fica ótima do teto ao chão, pegando toda a abrangência da parede. Ela confere um toque especial à área da janela e garante mais regulação da luz solar dentro do cômodo. 

Uma outra dica é você utilizar cores e estampas que combinem com o estilo de decoração do seu quarto. Por exemplo, cores mais vibrantes ficam ótimas com estilos maximalistas e glam. Você pode utilizar cores neutras para estilos minimalistas e industriais. 

Combine a cor e textura de outros tecidos  no quarto com a cortina. Tapetes, roupas de cama e cortinas podem se harmonizar entre si, basta apenas que você entenda o estilo de seu quarto. 

O varão da cortina também pode ser personalizado especialmente para o estilo de decoração. Para estilos mais rústicos opte pela madeira, já para estilos modernos utilize varão de metal.

Cortinas para quarto infantil e de crianças pedem mais criatividade e animação. Assim, você pode apostar em estampas divertidas de acordo com os interesses da criança. Evite cores fortes e muita informação para quartos de bebês. 

Com essas dicas você pode garantir que a cortina de tecido para quarto seja um ótimo acessório de decoração funcional. Gostou das nossas dicas? Seja mais feliz em um ambiente inspirador!

Fonte: parceria Westwing


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar