Carregando...

Entenda a relação entre diabetes e saúde bucal

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue. Quando o nível de glicose está muito alto, pacientes diabéticos ficam mais suscetíveis às infecções. Isso porque os mecanismos de defesa do corpo não conseguem funcionar de maneira tão eficiente. Entre as infecções mais comuns em quem tem diabetes estão aquelas que atingem a boca, devido ao descontrole da glicemia e interferência na produção da saliva.

Descontrole glicêmico pode gerar infecção bucal (Imagem: Shutterstock)
Descontrole glicêmico pode gerar infecção bucal (Imagem: Shutterstock)
Foto: Portal EdiCase

Prejuízos da boca seca para a saúde

A boca seca, por exemplo, pode ocorrer em diversas situações, como na síndrome de Sjögren, uma doença autoimune, que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. "Em relação ao diabetes, relacionamos com a poliúria, a urina em excesso. Amenizamos a causa aconselhando o paciente a ingerir muita água", explica Dr. Sérgio Kignel, especialista em saúde bucal e estomatologia.

  • 'Colocou um negócio lá': entenda exame que Anitta fez no 'tororó'
  • Como acabar com a insônia: 5 técnicas para melhorar o sono
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Em casos de não tratamento da boca seca, ela pode trazer problemas como, aumento de cáries e gengivites. "Além disso, o crescente aparecimento de feridas traumáticas pode ocorrer por deficiência de lubrificação, possibilitando a probabilidade de infecções", completa o médico. Vale lembrar que o uso do cigarro piora o quadro.

Escove os dentes com cuidado para evitar machucados
Escove os dentes com cuidado para evitar machucados
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Cuidado com a escovação dos dentes

É importante que o paciente seja orientado a escovar os dentes com cuidado, para evitar machucados na gengiva, pois a cicatrização em paciente com diabetes é mais demorada, devido à alta taxa de açúcar no sangue. O que é bem comum entre os pacientes, como explica o Dr. Sérgio Kignel, é parar de escovar assim que a gengiva é machucada. Pelo contrário, você deve continuar escovando a região afetada, para que remova toda a placa bacteriana e diminua o quadro inflamatório.

Necessidade de acompanhamento e cuidados

Pacientes com diabetes devem avisar o dentista sobre a doença. "O paciente deve ter suas responsabilidades, como manter o controle glicêmico, cultivar hábitos de higiene e não se submeter a cirurgias quando estiver descompensado", aconselha Dr. Sérgio Kignel. Além disso, para essas pessoas recomenda-se visitais regulares ao médico.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar