Carregando...

Prefeitura de Juiz de Fora lança Plano Municipal de Segurança Urbana na próxima semana

Juiz de Fora - panorâmica — Foto: Reprodução TV Integração/G1

Juiz de Fora - panorâmica — Foto: Reprodução TV Integração/G1

Juiz de Fora passa a contar com o 1º Plano Municipal de Segurança Urbana Cidadania da história do município a partir da próxima terça-feira (30).

A iniciativa será lançada por meio de uma discussão sobre o tema que ocorrerá noTeatro Paschoal Carlos Magno, a partir das 19h.

Para discutir o tema, sociedade civil, poder público e autoridades do setor participam de palestra com o atual secretário de Segurança Cidadã de Diadema (SP), Benedito Mariano. Ele tem ampla experiência na gestão de segurança, foi secretário da pasta nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo e Osasco. Também foi ouvidor da Polícia de São Paulo e é pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O Plano Municipal de Segurança Pública é resultado de um amplo processo de escuta da sociedade.

A partir das demandas apontadas pela comunidade durante 1ª Conferência Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, realizada em agosto de 2019, ele começou a ser delineado o documento.

A participação popular teve continuidade com a implantação do Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Comsuc) em 2020. E, com o esforço coletivo e atuação do órgão foi possível chegar à concepção inédita do primeiro Plano de Segurança da cidade.

Sancionado pela prefeita Margarida Salomão, em 6 de outubro, o Plano traça as diretrizes da política municipal de segurança pública para os próximos 10 anos (2021/2031).

Inédito desde a sua concepção, ele nasce de uma lógica participativa, que reuniu poder público, forças de segurança, associações comunitárias, organizações da sociedade civil, entidades de defesas de direitos e políticas sociais trabalharem juntos no norteamento de caminhos a serem seguidos para uma cidade mais segurança.

Cultura de paz e a segurança cidadã são as premissas sobre as quais vêm se estruturando as políticas públicas de segurança do município.

Nessa perspectiva, o Plano possui 5 eixos principais: Pesquisa e Produção de Inteligência, Diálogo e Participação Popular, Integração entre o Município e as Forças de Segurança Pública e Fortalecimento da Guarda Municipal, Capacitação Permanente e Transversalidade e Intersetorialidade das políticas públicas de prevenção às violências.

O evento é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo link.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*